texto
1. Assume que quanto mais pessoas souberem das coisas, melhor. O bom líder não retém conhecimento.
2. Não perde a humildade jamais. Trata sua equipe como um elenco que trabalha no dia-a-dia, enquanto a ele cabe ficar nos bastidores.
3. Gera confiança e confia. A desconfiança e a gestão pela busca de culpados são traços negativos que levam a uma cultura organizacional negativa: a do medo em assumir riscos e errar.
4. Comunica-se bem e desenvolve empatia com seus liderados.
5. É exemplo. O líder deve representar aquilo que a empresa apresenta como proposta de valor para o profissional (tanto ao novo que está entrando quanto ao que já está lá).
Para a implementação da OBM é necessário que a empresa esteja estável, que aspessoas tenham competência suficiente para atender as demandas e desafios de sua função, o clima organizacional precisa ser o melhor possível, é necessária cooperação, terconsciência de que um depende do outro para obter os resultados desejados pela empresa.
2. Por que o autor do caso inicia trabalho sobre pequenas Empresas e fianliza falando de OBM?
A cada dia que passa, o fluxo de informações dentro de uma empresa fica maior e mais complexo, exigindo cada vez mais um número maior de dados para auxiliar à tomada de decisões. E essa complexa malha organizacional exige uma demanda cada vez maior de profissionais que consigam ter uma visão ampla. Quando se é empresário e o hábito de criar novos negócios já está adquirido, torna-se mais fácil de começar algo novo. O processo acaba por ser mais ou menos o mesmo. Mas quem começa alguma coisa do zero precisa bastante de planejar todos os passos. Como vai dar a conhecer o seu trabalho, como se irá relacionar no mercado ou como vai fazer a distribuição do seu produto são pontos fulcrais, mas que devem ser bem pensados ao início. O ideal será sempre criar um plano de negócios, para que tenha todos os passos