Texto
2:Teoria das Idéias de Platão (também chamada de Teoria das Formas) faz um arremate que procura ser coerente com a concepção platônica do universo e da trajetória humana, formando juntamente com sua Teoria da Reminiscência toda uma epistemologia e ética no entendimento que esse pensador construiu sobre a realidade.
3: Para Aristóteles a substância possui quatro características, que seriam: seria tudo aquilo que não pode ser predicado, aquilo que existe independente de todo o resto, aquilo que permanece através da mudança e sendo também aquilo que é a união da matéria e da forma essencial.
A matéria se define por aquilo que uma coisa existe ou quando algo é feito, por exemplo, a mesa foi feita de pedra, sendo a mesma a principal substância, a pedra é por natureza o fundamento da essência. Então a forma faz com que uma coisa seja isso ou aquilo, seu aspecto referencial é meramente acidental e não substancial.
Ato e potência são apontados pelo filósofo como modos de ser divergentes e diferentes. Quando se diz que algo é em ato, diz-se que a coisa existe concretamente, existe em ato, diz-se que possui existência real. Ao se dizer do ser enquanto potência, refere-se a algo que tem a capacidade de realizar sua existência, algo que tem a possibilidade de existir, embora não de modo necessário.
4: A proposta é esclarecer sobre o conceito de Iluminação da razão humana no referido autor e como a inteligência pode alcançar Deus. Isso significa tentar descobrir como, para Agostinho, se