texto
(Por Luiz Marins)
O Marketing não é simplesmente venda e propaganda e sim um conjunto de ações que a empresa deve empreender para um correto posicionamento no mercado.
No Marketing do século XXI, a empresa deve estar atenta às tendências do mercado para identificar e produzir rapidamente os bens e serviços que o cliente deseja.
No futuro as empresas mais rápidas engolirão as mais lentas.
Exemplo: Não será mais pelo porte empresarial, pois uma pequena empresa ágil pode engolir um grande empresa lenta.
É preciso ter visão do futuro (visioning): É preciso ouvir muito o cliente. O que meu cliente quer hoje? Amanhã? Depois de amanhã? Como será meu cliente daqui a 5 anos? 10 anos?
O grande foco do Marketing: “empresas devem ser voltados para o mercado”, ou seja, para o conjunto de clientes que usam nossos produtos e serviços.
É preciso observar que o cliente do futuro tenderá a ser infiel a marca. A marca sem diferencial estará perdida.
Conceito de cliente: É aquele que já comprou de minha empresa. Ele deve ser conquistado a cada dia, como se fosse um novo cliente. É interessante observar que o bom atendimento ainda é uma exceção nas empresas.
Conceito de vendas: “Vender é administrar eficazmente as contingências de compras e não de vendas”. Será imprescindível a manutenção de um banco de dados com as compras realizadas pelos clientes no passado e no presente.
Uso da informação: Será a base do Marketing do futuro, ou seja, as empresas que fizerem uso da informação detalhada de seus clientes (nome, endereço, telefone, gostos e preferências, time favorito, etc.) estarão propensos a gerarem boas vendas. O Marketing não será mais de massa e sim um a um (one to one), ou seja, vender para determinado cliente o máximo de meus produtos, através de um profundo e duradouro relacionamento. Será o marketing de banco de dados (Database marketing).
Pré-venda: São as providências a serem tomadas antes da venda. È