Texto
Um dos maiores desafios dos empreendedores é fazer mais com menos - e, muitas vezes, esse menos é zero. Para ultrapassar essa barreira, caracterizada pela escassez de recursos, um dos melhores (se não o único) caminho é saber estabelecer parcerias estratégicas.
Essas parcerias não são apenas associadas a outras empresas, mas podem ser também a pessoas e colaboradores.
Aliás, parceria com os colaboradores é a primeira grande parceria com a qual todo empreendedor deveria se preocupar. Pessoas certas, qualificadas e que compartilham os nossos princípios são o diferencial no sucesso dos empreendimentos. Encontrá-las, retê-las e dividir os seus sonhos com elas. Portanto, o futuro de seu negócio será fundamental para a criação de valor.
Sempre critiquei os processos que transformam as empresas em entidades sem personalidade e fazem com que se esqueçam de que são formadas por pessoas.
Digo isso pois defendo que, para estabelecer parcerias de sucesso com outras organizações, devemos adotar os mesmos princípios que comentei acima, aplicáveis aos nossos colaboradores.
Independentemente de qualquer aspecto técnico ou de sinergia, devemos buscar, antes de tudo, empresas que tenham os mesmos princípios éticos que os nossos, crenças parecidas e, mais importante, onde os líderes e empreendedores estejam alinhados de forma legítima com esses valores.
Isso pode parecer lugar comum, mas depois de mais de 25 anos de mercado, posso garantir que se ganha muito nas negociações e depois na convivência quando fazemos esse primeiro filtro na hora de escolher nossos parceiros estratégicos. Aliás, esse filtro deveria valer para todas as nossas relações, pessoais e profissionais.
Quanto aos critérios seguintes, opto pelo popular "ganha-ganha".
Antes de abordar um potencial parceiro, procure identificar não apenas onde você ganhará, mas quais seriam as vantagens para o seu potencial parceiro - as