Texto sobre o livro: Homens, engenharias e rumos sociais.
Para o autor, o engenheiro e um profissional versátil, dotado de grande habilidade intelectual, com características marcantes, tais como criatividade, amplitude e abrangência, o que o torna um profissional de elite, com grande importância na criação de objetos, maquinas, no âmbito físico, social e humano. Ou seja, e um profissional capaz de produzir o conhecimento, que tem por dever se preocupar com o bem social, prover para todos, soluções de forma democrática e igualitária.
Engenha, e descrita no texto como a capacidade de criar, inventar, maquinar. É a arte de criar coisas, através dos conhecimentos empíricos e científicos, a fim de servir ao ser humano. Serve ao homem no âmbito físico, suas necessidades físicas, mas também é importante para as relações com o ambiente, com o ser social e econômico. A engenharia tem grande importância na formação do ser humano, é possível encontra-la em todas as áreas de atuação social, quer seja na política, ou no ato de transmitir o conhecimento, visar o bem da população ou ainda, no âmbito capitalista, ao se criar objetos sofisticados, com o intuito de vender ganhar dinheiro, formas de convivência social, incluindo a política e a economia.
De um modo geral, a engenharia pode ser dividida em três partes, engenharia física, social e humana. As três estão diretamente ligadas ao modo de vida do homem atual e consequentemente a seu destino, pois como ciência aplicada, perdem o caráter de neutralidade, tornasse algo de extrema importância para o bem estar, a saúde, e ate mesmo na capacidade criativa do homem.
A engenharia social tem seu foco na criação de novas formas e estilos de convivência social, ou seja, se aplica de modo especial á sociologia da habitação, da casa, da morada. Projeta o homem para que por meio dele e que nele tenha um