texto respiracao e excrecao
Processos em que ocorre utilização de gás respiratório para obtenção de energia a partir de um composto orgânico. Pode-se estudar a respiração celular e a respiração orgânica ou pulmonar.
Nas células eucariontes, a respiração ocorre nas mitocôndrias, onde, principalmente os açúcares, reagem com o oxigênio, liberando energia para as atividades celulares.
A respiração pulmonar ocorre com o sangue se abastecendo de oxigênio ao passar pelos pulmões através dos capilares.Ao chegar às células começa a respiração celular.Esta pode ser aeróbica ou anaeróbica.
No processo anaeróbico, o combustível ou nutriente utilizado para fins energéticos pode ser a glicose ou outro material orgânico, acontece na ausência de oxigênio e rende pouca energia.
No processo aeróbico, o combustível geralmente é a glicose, ocorre na mitocôndria e tem rendi-
-mento energético maior (ap.2 pág.46)
Nos seres mais simples as trocas gasosas podem ocorrer por difusão pela superfície do corpo, como nos protozoas, esponjas, cnidários, platelmintos e asquelmintos.Em invertebrados maiores e nos vertebrados a distância entre as células mais profundas do corpo e o meio externo é grande, de-
-pendendo de transporte para que os gases respiratórios e os nutrientes cheguem às células.
As trocas respiratórias podem acontecer das seguintes formas:
Respiração cutânea ou tegumentar
Respiração branquial
Respiração traqueal
Respiração filotraqueal ou por pulmões foliáceos (pulmotraqueal)
Respiração cloacal
Respiração pulmonar
1)Respiração cutânea - Pela superfície do corpo por difusão, obedecendo a diferença de concentração dos gases respiratórios entre os meios externo e interno.A superfície deve ser úmida para que ocorra a difusão.Ocorre emppp poríferos, celenterados, platelmintos, asquelmintos, em anelídeos e até em anfíbios adultos.
2)Respiração branquial - Em animais aquáticos pelas brânquias altamente vascularizadas (com