TEXTO FINAL ATPS ETAPA 2 PASSO 4
De acordo com o filme e diálogos abordados entre o grupo para elaboração do trabalho, foi notável a atenção para o comportamento de Nell e sua forma de comunicação. Foi possível identificar a comunicação de Nell como um fator de comunicação inata mediante sua agressividade, comparado ao seu comportamento selvagem. Por meio de métodos de pesquisas e minuciosas leituras, foi apontado como prova dos argumentos defendidos pelo grupo a teria de René Descartes, este que acreditava que algumas ideias eram inatas.
Assim, acreditando do princípio do conceito de que “inclinações inatas” por vezes são manifestas como limitações ao desenvolvimento, com relação ao filme “Nell”, concluímos que o meio onde o objeto está devidamente inserido influencia profundamente no desenvolvimento humano.
Neste contexto, foi licito observar e mencionar como exemplo a linguagem aprendida de Nell, por meio de sua mãe. Considerando os padrões de agressividade da mesma, entre sua extinção do meio social e de qualquer vínculo de educação e cidadania. Pois a força do meio ambiental é considerado neste debate o fator responsável para o desenvolvimento do comportamento e linguagem, provenientes de uma experiência de vida especifica.
Contudo, foi belo ao grupo notar e estudar aspectos ligados ao desenvolvimento natural na qual a personagem fora dotada. Com autonomia, podemos notar a capacidade de construção individual que Nell obteve a criar sua própria cultura. Ao contrário das críticas existentes na época, na qual alegavam a personagem como portadora de problemas mentais, por exemplo. A partir de um olhar humano e voltado para as diferenças, ambiente, cultura, foi possível influenciar nestes contextos de variadas opiniões ou meras críticas, que a diferença existe e precisa ser respeitada, que para um possível entendimento sobre o comportamento do outro, é necessário o conhecimento de seus valores como um todo.