Texto dissertativo
O texto dissertativo tem o objetivo de dissertar ou explicar algo, transmitindo conhecimento e é classificado no grupo dos textos expositivos. O texto argumentativo, por sua vez, tem a finalidade de defender o ponto de vista do autor sobre determinado assunto. Quando um texto tem estas duas características, a de transmitir informação e a de persuadir o leitor sobre a opinião do autor, temos um texto dissertativo-argumentativo. Nele, a opinião do autor é defendida com explicações e argumentos, que tentam convencer o público-alvo de que a opinião apresentada é a correta.
2. Características de Um Texto Dissertativo-Argumentativo
2.1 A Introdução
O primeiro parágrafo do texto é a introdução, que deve ser utilizada para apresentar o tema. Ela é uma base para o desenvolvimento das ideias seguintes é formada pelo assunto que será tratado e um breve resumo sobre o posicionamento do autor, apresentando a tese.
A tese é a ideia principal, o ponto de vista defendido sobre o tema proposto. Ela deve ser sustentada ao longo do desenvolvimento, com o uso de argumentações fortes e convincentes e é normalmente encontrada no último período do parágrafo.
2.2 O Desenvolvimento
No desenvolvimento, o autor fundamenta sua tese e confirma o posicionamento apresentado na introdução. Ele pode utilizar-se de citações de outros autores, opiniões relevantes, dados estatísticos e históricos ou depoimentos.
O parágrafo é a menor unidade do texto, com princípio, meio e fim. É marcado por um ligeiro afastamento em relação a margem esquerda da folha. A escolha da quantidade de parágrafos é feita de acordo com a aptidão em relação ao tema e em geral, em cada um deles se desenvolve um argumento.
2.3 A Conclusão
É fundamental que o posicionamento do autor fique bem claro ao final do texto, no último parágrafo, que é denominado de conclusão. Nela, deve-se retomar a ideia inicial, de um modo que se repita a introdução, porém em um tom de fechamento.
Pode-se