texto de opnão
Objetivo: Conhecer as funções de um texto de opinião e as suas características centrais, bem como iniciar a observação a respeito dos diversos contextos de circulação e dos suportes nos quais circulam esses textos.
Escreva no quadro a expressão “TEXTO DE OPINIÃO” e pergunte às crianças o que lhes vêem a mente ao lerem esse termo. Deixem que levantem suas hipóteses e anote-as em uma parte do quadro negro. Se necessário, oriente a turma em relação à análise da palavra. Você pode perguntar:
- “O que lhes vem à mente ao lerem a palavra opinião?”
- “Para que deve servir um texto de opinião?”. É importante enfatizar que escrevemos um texto de opinião para que outras pessoas conheçam o nosso ponto de vista sobre determinado assunto, geralmente, de interesse público.Após a conversa, distribua à turma um texto de opinião para ser analisado. Sugerimos o texto abaixo:
“As inundações ocorridas em época de chuvas devem-se à falta de cuidado das pessoas com a cidade. É comum vermos crianças e adultos sujarem ruas e passeios, jogando papel de bala, garrafa pet, copos e sacolas no chão e não nas lixeiras. Essas pessoas parecem não perceberem que estão fazendo mal a si mesmas. Dessa forma, quando chove, os bueiros ficam entupidos, muitas ruas são alagadas e muita gente fica prejudicada.” (Adaptado: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/quem-e-o-vilao-das-inundacoes/146266)
Leia o texto com a turma e, em seguida, pergunte:
- “Sobre o que o texto fala?”
- “Qual a opinião do autor sobre esse assunto?”,
- “Que argumento ele usa para defender sua opinião?” ,
- “Vocês concordam com ele? Por quê?” ,
- "Que solução ele propõe para o problema?",
- “Podemos dizer que o texto lido é um texto de opinião? Por quê?”,
“Um texto como esse, que trata de um assunto importante para todos nós, pode ser encontrado onde?”
Solicite aos alunos que relembrem as hipóteses levantadas sobre o que seria um texto de opinião e