Texto de cerimonial
ESTE É O ATO PROFÉTICO QUE FAZEM OS FILHOS DE DEUS EM AGRADECIMENTO POR UM ANO DE FARTURA E DE GRANDES BÊNÇÃOS. AGRADECEMOS POIS O SENHOR E ROGAMOS A ELE QUE NOS DÊ MAIS UM ANO DE PROSPERIDADE E ALEGRIA NA SUA PRESENÇA. ESTES SÃO OS ELEMENTOS PROFÉTICOS
Talit: Acessório Religioso judaico em forma de xale, de seda ou linho, usado como cobertura na hora das orações. O talit propões o isolamento e a concentração na hora de orar e representa a igualdade diante de Deus, pois o talit cobre as vestimentas e quem olha a congregação de cima não sabe distinguir se quem está orando é rico ou pobre. O Talit era um acessório usado por homens casados. Jovens solteiros somente em ocasiões especiais eram autorizados a usa-lo. Hoje o Talit esteja sobre cada chefe de família desta ifreja.
Candelabro – Menorah (menorá) – Simboliza a luz de Deus para o mundo. Os sete castiçais do candelabro significam a perfeição da luz divina (luz como símbolo da sabedoria divina) e a infinitude dessa luz. Desde o Antigo testamento que era utilizado dentro da Tenda, onde era a única luz. No templo de salomão as janelas eram construídas com a abertura menor para dentro e maior para fora, a fim de facilitar a saída da luz do menorá, que simbolizava dizer que a luz não deveria ficar dentro do templo, mas sair e iluminar o mundo.
Chofar – Instrumento que tanto poderia simbolizar sinal de guerra ou de lamento. Sinal longo e limpo era alerta para a guerra os curtos e intermitentes e aqueles longos mas dobrados como se fossem soluços eram para anunciar que a palavra seria lida ou que se deveria lamentar na presença de Deus por nossa situação humana diante da perfeição de Deus.
Uva e vinho – Simboliza fartura e alegria, respectivamente. O senhor disse que os Judeus comeriam de vinhas que não plantaram e beberiam o seu vinho. No novo testamento passa a simbolizar a nova aliança por meio do sangue de Jesus, das quais são símbolos proferidos pelo próprio Jesus em ordenança aos