Texto: 3 A Agricultura sob modo capitalista de ProduçãoTexto: 1. A Agricultura sob o Feudalismo
461 palavras
2 páginas
Texto: 3 A Agricultura sob modo capitalista de ProduçãoMarcadores: agricultura, agrária,capitalismo,Indústria
O processo de desenvolvimento do modo capitalista de produção tem necessariamente que ter entendido no seio das realidades históricas concreta,ou seja, no seio da formação econômica- social capitalista.O modo capitalista de produção não está circunscrito de mercadorias por dinheiro e, obviamente de dinheiro por mercadorias.
Neste momento o valor está na produção que mais valia é gerada. Entretanto sua real circulação só se dá no momento que o capitalista converte a mercadoria em dinheiro, e portanto apropria-se da mais valia, que é o trabalho social não pago. A primeira etapa do desenvolvimento do capitalismo não foi necessariamente uma etapa principalmente de produção de mercadorias. A circulação de tal mercadoria esta subordinada a produção,ora a produção esta subordinada a circulação.
Com o desenvolvimento industrial e o consequente crescimento das cidades, a agricultura foi-se transformando, adaptando-se. De modo geral ela desenvolveu-se de duas formas: uma onde existia a agricultura especificamente capitalista,baseada no trabalho assalariado e nos arrendamento e outra agricultura, baseada na articulação com as formas de produção não capitalistas.
Texto: 1. A Agricultura sob o Feudalismo
Feudalismo- Sistema socioeconômico predominante na Europa entre os séculos V e XV. Economia baseada na relação servil, entre os servos e os senhores feudais.
Antes da transição do feudalismo para o Capitalismo , a maioria das pessoas vivia no campo ou em vilarejos.Trabalhavam em pequenos grupos e produziam, em pequenas escalas, aquilo de que precisavam- alimentos, roupas e objetos, isto que antecedeu o nascimento do capitalismo. No feudalismo tinha vários graus de servidão:os servos de domínios,os fronteiriços,os aldeões,os vilões e os camponeses propriamente ditos. A agricultura obedecia a