Texto 2 O Que Trabalho Na Contemporaneidade Bogoni Costa
2245 palavras
9 páginas
BOGONI COSTA, Aline. O que é trabalho na contemporaneidade? Parte do Capítulo 3. In : Tão perto e tão longe: o cotidiano de aposentados nos espaços urbanos da cidade de Florianópolis. 2015, 329 f. Tese de Doutorado, Programa de Pós-‐Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. O que é trabalho na contemporaneidade?
A noção de trabalho acompanha-nos ao longo de toda vida e, sem o intuito de generalizar e estabelecer etapas, aventuramo-nos a trazer alguns exemplos de como tal noção se articula na contemporaneidade. Na infância entendemos o ato de trabalhar a partir da ausência dos pais, do papel ocupado pela escola integral, bem como pelas relações familiares caracterizadas pelo pouco diálogo e pela sobrecarga de papéis, que servem de justificativa e culpabilização para os raros momentos de brincadeira entre pais e filhos, para a falta de olhar nos olhos e para a carência da escuta verdadeira dos entes. Não obstante, as compensações para estas faltas, geralmente, vêm daquilo que se pode comprar com o resultado financeiro do trabalho, como os bons brinquedos, os canais de televisão infantis diversificados, as tecnologias digitais de última geração, os objetos de marcas famosas e os objetos desconhecidos, mas que são, simplesmente, “coisas”. Assim, a noção de trabalho construída na infância revela uma primeira experiência de inserção no contexto capitalista de produção e consumo, socialmente vigentes e reproduzidos na contemporaneidade.
Durante a adolescência e juventude, a escolha da profissão e os primeiros passos direcionados à carreira levam em conta, muitas vezes, o que se aprendeu sobre o “trabalho ideal” na infância. Um exemplo disso está na busca por cursos superiores, em que os mais concorridos são justamente aqueles que proporcionam