Texto 1 Este Texto Faz Parte Da S Rie Sobre Marketing Para Psic Logos
Como divulgar seu trabalho como psicólogo
Por Bruno Rodrigues
Olá, fico feliz com o interesse de tantas pessoas neste conteúdo. E começo causando polêmica.
Vou dizer algo para vocês: não é verdade a informação de que psicólogo não ganha dinheiro.
Sim, foi isso mesmo que eu disse. Essa crença de que a Psicologia é uma profissão que não dá dinheiro é mentira, é falsa. E sou ousado em dizer isso, sendo que muitos que se cadastraram para receber este e-mail são profissionais já atuantes na área, outros são estudantes e a grande maioria recém formados.
E irei fundamentar minha premissa.
Concordo que paga-se muito mal. Empresas, concursos públicos, etc. Isso eu concordo, nossa profissão merece e precisa ser melhor remunerada.
Agora, a história de que psicólogo não ganha dinheiro? Só se for o caso daqueles que se limitam a uma atividade, aceitam o trabalho de meio período para ganhar só R$ 3.000,00 por mês. Variando de Estado para Estado, isso quando chega a este salário.
Conheço vários profissionais que começaram do zero e hoje são muito bem remunerados, com esforço próprio.
{Vale dizer que tem pessoas de todo o país recebendo este e-mail hoje}
Nossa profissão nos permite ter um leque incrível de oportunidades, incluindo criar oportunidades onde elas (ainda) não existem.
Dificuldade de Divulgar
Percebo que de uma maneira geral o profissional de Psicologia encontra uma dificuldade enorme de divulgar seu trabalho, raros são aqueles que conseguem desempenhar bem esta função. Alguns possuem medo de aparecer, de se expor, de ir contra o código de ética (irei falar sobre o código de ética em textos futuros). E escrevo isto baseado em relatos de colegas de profissão.
Quantos profissionais existem com um currículo incrível, graduação, pós-graduação, especializações, participações em congressos, artigos publicados, mas que apesar disso não são conhecidos, reconhecidos e estão com seus consultórios vazios.