Td Higiene
Higiene e Legislação na Indústria de Alimentos
Perigos Físicos Encontrados em Alimentos:
Estudante diz ter encontrado parafuso em comida de R.U da UFPI
Um servidor e estudante da Universidade Federal do Piauí postou, em seu perfil em uma rede social, a foto de um parafuso que ele teria achado em meio à comida fornecida pelo Restaurante Universitário da UFPI.
Adriano Amaranes, de 21 anos, diz ter ficado espantado e chateado. O mesmo já tinha ouvido falar de muita gente que tinha encontrado alguma coisa na comida, como pedra, plástico, papelão, mas não imaginava que fosse acontecer com ele.
Com o intuito de prevenir os usuários ele preferiu postar em uma rede social, ao invés de fazer uma reclamação formal. A Coordenação de Nutrição e Dietética da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), responsável pela coordenação dos restaurantes universitários (RUs) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), afirma que não foi notificada sobre o episódio, mas ela assegura que todo o processo será revisto para que se procure identificar se houve falha do restaurante, e tendo sido, em que setor ocorreu.
FONTE: G1, (05/06/2013).
Possíveis causas de contaminação: Falta de boas práticas de fabricação, falta de manutenção dos equipamentos ou a causa foi intencional.
AM: PM ingere alimento contaminado com fezes de rato
Um tenente da Polícia Militar do Amazonas foi internado às pressas em um hospital da zona centro-sul de Manaus após ingerir alimento contaminado com resíduos semelhantes a fezes de rato. Isso aconteceu em um quartel da corporação. A comida foi fornecida pela empresa Ripasa, que é terceirizada, e apresentou os resíduos misturados ao feijão tropeiro. O tenente começou a vomitar e reclamar de muita dor no estômago e logo em seguida levado ao hospital. A Associação dos Praças do Estado do Amazonas (Apeam) emitiu uma nota de repúdio pelo que aconteceu com o oficial PM. Segundo ela "há tempos que a