Testes Psicológicos Não Verbal
O teste psicológico R1 é um teste não verbal de inteligência, seu objetivo é avaliar a inteligência de adultos , criado por Rynaldo De Oliveira no ano de 1973, pode ser usado em diversas áreas da psicologia, mas, criado inicialmente para o exame de habilitação de motoristas, podendo ser utilizado em várias áreas de psicológia, como um teste alternativo em estrangeiros, analfabetos, pessoas de baixa escolaridade e seleção de emprego. Com as novas tabelas e normas apresentadas no manual não incluem pessoas analfabetas, é recomendado o teste apenas para pessoas alfabetizadas.
Segundo Alves (2002), a avaliação da inteligência do adulto e os testes coletivos tiveram sua origem nos testes Army Alpha e Army Beta, que foram utilizados para a seleção de soldados por ocasião da entrada dos
Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial em 1917.
Esse teste tem não tem idade certa para ser utilizado, porém, é recomendado que a idade mínima seja de 14 anos ou com pessoas que tenham parte do 2º grau, este teste pode ser feito de modo individual ou coletivo. O teste é composto por 40 figuras , sendo as primeiras figuras concretas faltando uma parte do desenho e indo a diante as figuras se tornam abstratas. O R1 é bifatorial, onde é apresentado dois fatores para ocorrer a interpretação do resultado.
A grande diferença entre o teste de raven e o R1 é que as figuras iniciais são figuras concretas e não geometricas o que facilita a compreensao e o mesmo autor criou um mesmo teste de inteligencias para crianças chamado R2.
R2
O teste psicológico R2 é um teste não verbal de inteligência, criado por Rynaldo De Oliveira, onde o publico para esse teste são crianças abaixo de 14 anos e não ocorre tempo limite para que o mesmo seja realizado, onde é apresentada a criança um livro com 30 paginas,, em cada pagina é apresentada uma figura com várias opções de resposta, onde a criança tem o objetivo de ver em um desenho colorido qual parte falta e achar nas alternativas apresentadas