Testes de Conhecimento
Procuram medir o grau de capacidade ou habilidade para certas tarefas, como a perícia em lidar com computador, a perícia do motorista de caminhão ou de empilhadeira, da digitadora ou do operador de máquinas.
Daí a necessidade de classificá-las conjuntamente quanto à forma de aplicação, à abrangência e à organização.
1- Quanto à forma de aplicação:
Provas orais são aplicadas verbalmente por meio de perguntas e respostas orais.
Provas escritas são feitas por meio de perguntas e respostas escritas.
Provas de realização são aplicadas por meio da execução de um trabalho ou tarefas, de maneira uniforme e com tempo determinado, como uma prova de digitação, de desenho, de manobra de um veículo, usinagem de uma peça ou trabalho em computador.
2- Quanto à abrangência:
Provas gerais são as provas que avaliam noções de cultura geral ou aspectos genéricos dos conhecimentos.
Provas específicas são as provas que avaliam conhecimentos técnicos e específicos diretamente relacionados ao cargo que se pretende preencher, como conhecimentos de química, de informática ou de contabilidade.
3- Quanto à organização:
Provas tradicionais são provas do tipo dissertativo e expositivo. Não exigem planejamento e podem ser improvisadas. Abrangem um numero menor de questão pelo fato de exigir respostas longas, explicativas e demoradas.
Provas objetivas são as provas planejadas e estruturadas na forma de testes objetivos. Sua aplicação é rápida e fácil. Sua aferição também é rápida, fácil e objetiva, podendo ser feita por não-especialistas no assunto. As