Testes com led
Foram feitos testes com o objetivo de garantir uma iluminação uniforme até 500 lux, simulando a total falta de iluminação externa, considerando que os leds ficariam ligados no seu máximo. Antes de tudo, o grupo precisou “preparar o protótipo” para iniciar os testes:
Divisão das zonas:
As zonas, até então não estavam definidas no protótipo. Para nos basear, utilizamos a seguinte imagem:
(valores abaixo baseados na maquete)
Zona 4: 34,2 cm;
Zona 3: 24,6 cm;
Zona 2: 20,5 cm;
Zona 1: 20,5 cm.
Montagem:
Materiais utilizados:
Baterias 3,7V;
Luxímetro;
LEDs;
Fita Crepe (usado apenas para ajudar na definição das zonas e fixação do LED no teto do protótipo.)
Procedimentos:
Com a fita crepe, o grupo fixou no teto da maquete dois LEDs, alimentados cada um com uma bateria de 3,7V (os LEDs tinham capacidade de aguentar até 5V, mas essas eram as fontes disponíveis no momento).
O luxímetro foi colocado em cima de uma caixa pequena (o que equivale a uma mesa na escala da maquete) e a maquete foi totalmente fechada com apenas o visor do luxímetro a vista, para podermos registrar os valores obtidos.
Resultados
Os resultados não foram conforme o grupo esperava, pois o grupo esperava uma iluminação uniforme, mas ao contrário disso, cada LED iluminava apenas um ponto como na figura a seguir:
O resultado esperado pelo grupo era:
Como ilustrado nas figuras, quando o luxímetro foi colocado entre as duas fontes de luz, não havia a quantidade necessária de Lux, mas quando colocado diretamente abaixo do LED, o medidor de luminosidade pode detectar mais de 700 Lux.
Conclui-se com isso, que os leds não estavam iluminando o ambiente de acordo com o esperado, formando-se apenas pontos de iluminação e não a iluminação uniforme do ambiente.
Soluções
Para solucionar esse problema, poderia ser utilizado algo para dispersar a luz, talvez um espelho ou algo em volta do led que consiga fazer isso. O grupo ainda está buscando soluções para esse grande