Teste A/B
Teste A/B
Como o teste A/B pode impactar nos resultados das campanhas de e-mail marketing?
Na hora de disparar um e-mail marketing é comum o surgimento de diversas dúvidas sobre como obter melhores resultados nas taxas de abertura, cliques e até mesmo para a conversão em vendas. Que abordagem usar no título? Onde posicionar a imagem? E os links, devem ficar no topo ou na parte inferior da peça?
Essas e outras perguntas podem ser respondidas por um recurso presente nas melhores ferramentas de e-mail marketing: o teste A/B. Ele é fundamental para experimentar várias opções de envio antes de disparar o e-mail para a base de contatos completa, otimizando as campanhas em prol dos resultados.
Como funcionam os testes A/B
Os testes A/B permitem que você verifique atributos do e-mail enviando-o para um pequeno grupo de sua base de contatos (10 ou 20%, por exemplo).
Imagine que você queira fazer um teste simples para verificar como o assunto do email impacta nas taxas de abertura de sua campanha. Em alguns setores, os consumidores podem se sentir mais atraídos por títulos provocativos e, em outros, por assuntos mais descritivos e completos.
Há um estudo americano que mostra que assuntos curtos, com menos de 60 caracteres, tendem a gerar mais abertura. E assuntos longos, acima de 70 caracteres, tendem a gerar mais cliques. Entre 60 e 70 caracteres, não se obtém nenhuma efetividade em qualquer situação.
Redija as duas opções de assunto desejadas e o sistema irá enviar cada uma delas para um grupo específico da base. Em seguida, será possível analisar qual deles teve melhor taxa de abertura nesse universo delimitado para que possa, então, ser enviado ao restante dos contatos ampliando os resultados.
1. Crie variações do seu e-mail
2. Utilize o sistema de teste A/B para enviar para um pequeno grupo de sua base de contatos
3. A versão com melhor performance é enviada para o restante de sua base. O que testar para melhorar