Teste do mbolo quimica experimental
CURSO: QUÍMICA LICÊNCIATURA
DISCIPLINA: EXPERIMENTAÇÃO EM QUÍMICA
PROFESSORA: MARIA JOSÉ FERNANDES PORTO
ALUNO: NADSON OLIVEIRA DE SOUSA, COD: 1216256
SÃO LUÍS - MA
2015.1
Ele se move sozinho? Compressibilidade dos gases.
A atmosfera da Antártica sofre um processo de degradação, em bora praticamente não haja atividade humana no local. É que as moléculas dos gases estão em constante movimento e dispersam-se por toda a atmosfera. A dispersão atenua os efeitos de alguns gases tóxicos em determinadas regiões, mas não elimina o problema e se globaliza. É por esse motivo que o acidente nuclear de Chernobyl contaminou vários países da Europa. É por isso também que o fenômeno de chuvas acidadas, provocado pela produção de gases de enxofre em usinas termelétricas no Sul do Brasil, afeta o Paraguai. Portanto, uma propriedade básica dos gases, como a dispersão, é um dos motivos que tornam a poluição atmosférica um problema de caráter mundial, envolvendo aspectos políticos e econômicos.
Para buscar soluções para tais problemas, é preciso compreender bem as propriedades dos gases. O experimento demonstrará o que acontece com as moléculas dos mesmos.
Materiais
Duas seringas de 10 mL
Vela
Água
Procedimento
1. Em uma das seringas, colocou-se água até a marca de 7 mL. Com uma vela ou uma das mãos, aqueceu-se a sua ponta (seringa) ou tapou-se com a ponta dos dedos, lacrando-a.
2. Encheu-se a outra seringa com ar até a marca de 10 mL e aqueceu-se a ponta para lacrá-la ou utiliza-se as pontas dos dedos. Deixou-se esfriar.
3. Em seguida, empurrou-se os êmbolos e observou-se o comportamento de cada seringa.
Resultados e discussões
No experimento, foi mais fácil comprimir o êmbolo da seringa cheia de ar do que daquela com água. Por que isso ocorreu? que modelo explicaria esse comprimento?
Tanto a água quanto o ar são formados por partículas – no caso, moléculas, esse esboço é de um modelo cientifico, ou seja, uma