Teste de umidade
Bate-papo.
2° dia de monitoria (teste de umidade)
Ao iniciarmos o 2° dia de monitoria, começamos com uma arrumação no laboratório. Organizamos os armários, separando as ferramentas e colocando-as nos seus devidos lugares. Após toda arrumação, iniciamos uma aula pratica. Fizemos um teste de umidade, utilizamos folhas de uma planta comum, pinças, placas de Petri, a balança analítica e o dessecador; Primeiramente o professor Adriano separou os alunos formando duplas, depois distribuiu uma folha para as duplas, daí ligamos a balança analítica (sendo esta nivelada antes do uso), colocamos a placa sob a balança (sendo esta zerada), logo após, colocamos as folhas (úmidas) – uma em cada placa e pesamos. O resultado obtido foi:
Folha
Luiz
Ailana
Brenda
Gabriela
Massa (folha úmida)
1,89 g
2,10 g
2,24 g
2,71 g Após a pesagem, retiramos as folhas das placas utilizando a pinça, e transportando-as para dentro da estufa que já estava ligada e com a temperatura regulada, havendo placas de Petri no seu interior. Colocamos as folhas dentro das placas e fechamos a estufa para que se inicia-se o processo da secagem, por um tempo determinado de 30 minutos. Após o 30 minutos, retiramos as folhas (secas) para o exterior da estufa utilizando a pinça, fizemos novamente a pesagem das folhas individualmente e obtemos um resultado diferente do anterior, dessa vez com o valor da massa da folha menor.
Resultados:
Folha
Luiz
Ailana
Brenda
Gabriela
Massa (folha seca)
0,41 g
0,44 g
0,45 g
0,56 g
Depois, transportamos as folhas para dentro do dessecador (vidraria cuja a função é diminuir a umidade de alguma substancia, via uso de um dessecante, como a sílica gel). A tampa desta vidraria possui uma resina vedante (geralmente, silicone), para que o conteúdo esteja completamente isolado do meio (até porque, além de contaminação, o vapor d’água tenderá a equilibrar-se por causa do