Teste de Formação
CPT/CIPRNCE/IPERF
TESTE DE FORMAÇÃO
1
Definições
Testes de Formação: são operações especiais que consistem no isolamento do intervalo testado, através de um ou mais obturadores, e no estabelecimento de um diferencial de pressão que permita o fluxo dos fluidos contidos na formação no sentido do poço, com segurança e economia.
Durante a execução destas operações são efetuados registros de pressão de fundo e medições, na área do poço, de pressão e vazão de fluidos produzidos na superfície.
TF (Teste de formação a poço aberto): neste teste o intervalo não é revestido, o fechamento do poço e a abertura para fluxo são efetuados através de uma válvula testadora, ou qualquer outro mecanismo que permita o seu controle no fundo do poço. O packer é assentado no poço aberto.
TFR (Teste de formação a poço revestido): Teste realizado a poço revestido com válvula de fundo ou com válvula de fechamento insertável em nipple de coluna de produção ou com fechamento utilizando standing valve, posicionada mais próxima possível dos canhoneados. Também se aplica aos testes onde o intervalo testado não está recoberto com revestimento, mas o packer está assentado logo acima da sapata do revestimento superior.
O período de teste é o intervalo de tempo compreendido entre o início da montagem da coluna de teste e o final da desmontagem da mesma. Caso haja falha operacional durante o período de teste, ou o teste seja repetido em um mesmo intervalo, uma nova numeração sequencial deve ser dada, considerando o mesmo número do teste acrescido de um índice alfabético que indique a repetição do mesmo (por exemplo, TFR-1A).
Serão definidos a seguir os principais equipamentos de sub-superfície usados em testes de formação a poço revestido com ferramentas convencionais. São denominados equipamentos de sub-superfície o conjunto de ferramentas descido no interior do poço através de uma coluna de tubos com o objetivo de possibilitar as condições