Terrômetro
Prof. Angelo.
Medições da resistência de terra:
Terrômetro
Aluno: Jorge Luís
Turma: 231.
N°: 14.
Matéria: Medidas elétricas.
Rio de janeiro
2013
Medições da resistência de terra A medição da resistência de terra é feita através do terrômetro utilizando-se hastes de aterramento auxiliares. Consiste em aplicar uma tensão entre o sistema a ser medido e um terra auxiliar e medir a resistência de terra até o ponto desejado.
Medição de resistência de aterramento com terrômetro digital
A NBR-5410 não especifica algum valor de resistência de terra desejado, ela cita a equipotencialização da instalação como sendo mais importante do que o valor da resistência de terra.
Porem a NBR-5419 especifica como valor de referencia para resistência de aterramento para um sistema captor de proteção contra descargas atmosféricas 10Ω.
É importante também que o instrumento utilizado para as medições possua certificado de calibração e rastreabilidade conforme critérios da RBC (Rede Brasileira de Calibração). Estes certificados devem ser arquivados em conjunto com o relatório de medição de resistência de aterramento e anexados ao prontuário das instalações elétricas.
O certificado de conformidade garante que o equipamento foi testado e equilibrado de acordo com os procedimentos definidos em um sistema de gestão da qualidade.
Nas instalações novas é fundamental para a segurança que seja realizada medição da resistência de terra antes que a mesma seja energizada. A NBR-5410 deixa isso bem claro no item 7.1.1: “Qualquer instalação nova, ampliação ou reforma de instalação existente, deve ser inspecionada e ensaiada durante a execução e/ou quando concluída, antes de ser colocada em serviço pelo usuário, de forma a se verificar a conformidade com as prescrições desta norma.”
Muito mais do que obrigatória, a medição no sistema de aterramento é fundamental, pois ajuda a aumentar a segurança das