Terrorismo
O ato terrorista tem sido considerado por muitos estudiosos como um ato de guerra do tipo assimétrico ou de 4ª geração. Se assim for qualificado, essas formas de confrontação, que encerram essencialmente a violência inesperada contra inocentes pode ter encaminhamento jurídico como crimes de guerra, que têm enfoque estabelecido nas cortes internacionais. Contudo, as ações de prevenção (anti-terroristas) são, inequivocamente preferenciais.
De acordo com essa afirmativa, você considera que as Forças da Ordem (Segurança Pública) estão preparadas para, em parceria com as Forças de Defesa (Forças Armadas) e a Polícia Federal, fazerem frente às possíveis intenções terroristas em solo brasileiro? Justifique em um texto de 15 a 30 linhas. (10 pontos)
Não, pois como prevenir/combater o terrorismo, com uma legislação fraca, e no Brasil diferente do resto do mundo fazer parte de uma organização terrorista não configura crime, e que não consta a conceituação de terrorismo, nem previsão das penas a serem aplicadas, uma vez que só são puníveis os atos inerentes à execução do crime, participar do planejamento de um atentado, da seleção do alvo, da definição dos recursos a serem empregados e do treinamento dos executores do ataque, não é crime no Brasil. Somente uma reforma no Código Penal, ira prever o crime de terrorismo, mas caso não sofra alterações, e tenha um ataque que a nova lei entre em vigor, a policia, o Judiciário, os legisladores e a sociedade ficarão se perguntando o que fazer.
O Brasil é um País vulnerável pelo perfil de seus habitantes, pessoas frustradas, manipuláveis e coabitadas de ódio que facilmente são alvos de recrutação por organizações terroristas que aliciam principalmente jovens sem um critério de patriotismo ou crença num mundo livre de maldade, desigualdade e que não sabem ou não querem lutar por seus direitos e nem cumprir com seus deveres de cidadão; além disso, nossas fronteiras são fragilizadas e