Territórios em disputa: a produção do espaço em ato
-Jardim São Carlos, e um bairro do Distrito de Guaianases, localizado as margens da avenida que faz ligação com Cidade Tiradentes.
-Era uma área vazia que teve sua ocupação impulsionada pela construção de conjuntos habitacionais nos arredores da área ao longo da década de 1980.
-No final desta década houve a aceleração da ocupação, pelos rumores espalhados de que a área já estava sendo invadida por movimentos populares e ocupações organizadas.
-No final da década de 1990 essa ocupação já havia sido consolidada e o bairro já estava formado (cerca de duas mil famílias ali residiam).
-Porem teria sido uma ocupação baseada em diversas irregularidades, como a grilagem de terras e loteamentos irregulares, onde todos viviam em uma completa precariedade em termos de saneamento básico.
-Em 2000, os moradores começaram a sofrer um processo de reintegração de posse, que ocorreu em 20 de maio e que contou com bastante violência. Houve a presença de batalhões de choque, cavalaria, batalhões da policia militar, todos fortemente armados.
O motivo
Foi um mandado de justiça emitido para a reintegração de posse de parte da área ocupada por algumas casas do bairro. Pedido pelo advogado Dorival Biella que dizia representar os verdadeiros donos da área. Este mesmo compareceu ao bairro e marcou as casas que, segundo ele estavam nas terras de seus representados, e que seriam então demolidas.
Isto aconteceu numa sexta, e no sábado, diversas casas forma demolidas e os moradores obrigados a abandonar a área. Somente no domingo de manha foi emitida uma ordem judicial suspendendo a liminar de reintegração de posse e semanas depois os moradores tiveram a permissão para retornar ao local.
Porem já havia sido feito um grande estrago na área, e muitas casas já estavam no chão. Os moradores contam suas versões
-Que lutaram junto a diversos advogado s e políticos por uma solução acertada