território Brasileiro
Singularidades do território brasileiro
O Brasil apresenta uma série de características próprias que o torna, dentro de certos limites, uma nação sui generis.
Face à sua enorme extensão territorial, poder-se-ia esperar a presença de áreas vulcânicas ou sujeitas a abalos sísmicos, tão comuns nos países bastante extensos.
Praticamente, toda a superfície territoral brasileira é possível de ser habitada, em virtude da ausência de desertos ou elevadas cadeias montanhosas.
Somos o único País do globo atravessado simultaneamente pelo Equador e Trópico de Capricórnio.
Temos também exclusividade de nação constituída em sua maioria por brancos, dentro da faixa tropical da Terra. Conseguimos, assim, provar que o homem branco não só pode se fixar na zona tórrida, como implantar uma grande civilização.
Não existe nenhuma nação tão grande quanto a nossa, que não apresente problemas de diversidade cultural (línguas, costumes e tradições), problemas esses ausentes no Brasil.
Possuímos a mais extensa costa para o mais importante dos oceanos: o Atlântico.
Vantagens e desvantagens da grande extensão territorial
A grande extensão territorial brasileira implica, por um lado, maior campo de ação para a agricultura, graças à diversidade das zonas climáticas. As possibilidades de recursos vegetais, animais e mineirais são também mais variadas e mais amplas.
Por outro lado, a enorme extensão territorial cria aos órgãos governamentais o problema das grandes distâncias a serem vencidas por ferrovias e rodovias de elevado custo. Assim, por exemplo, uma viagem de São Paulo a Porto Alegre tem uma distância que, na Europa, atravessaria Portugal, França, Bélgica, Holanda e Alemanha.
Além das enormes distâncias que encarecem sobremaneira a produção, a grande extensão territorial pode vir a criar problemas de diferenciação social, política e econômica entre as diversas regiões do País.
Limites e pontos extremos
O território brasileiro limita-se com o