Terraplanetaunico
4113 palavras
17 páginas
GeologiaA Terra, um planeta único a proteger
A face da Terra. Continentes e fundos oceânicos A superfície da Terra é constituída por continentes e oceanos. Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra, a crosta continental é menos densa, mais espessa, mais antiga e mais deformada do que a crosta oceânica. Os fundos oceânicos são mais densos, constituídos por basalto. As rochas dos fundos oceânicos são geologicamente mais jovens e não estão deformadas, os principais componentes estruturais dos continentes são: Escudos ou cratões, plataformas e cadeias montanhosas.
Escudos ou cratões são regiões extensas e planas formadas por rochas antigas, que podem ser magmáticas ou metamórficas altamente deformadas, e apresentam história geológica muito variadas.
Plataformas são zonas dos escudos ou cratões mas que estão cobertas por sedimentos de origem marinha, e ainda apresentam as características da sua deposição original.
Cadeias montanhosas são zonas longas e lineares da crosta terrestre onde as rochas foram deformadas durante a lenta colisão entre duas placas litosféricas, atividade magmática e metamórfica que, no seu conjunto, se designam orogenia.
Orogenia é a designação do processo que leva à formação de cadeias montanhosas.
Se tivermos uma plana continental e uma placa oceânica, a placa continental por ser menos densa, afunda-se.
Quando temos a colisão de uma placa oceânica (mais densa) e uma placa continental (menos densa), a placa oceânica mergulha por baixo da continental numa zona designada por zona de subducção.
Quando são placas continentais a colidir, de inicio ocorre dobramento, mas depois a mais densa acaba por mergulhar (afunda). É o que acontece no Pacifico, na formação da cadeia dos Andes.
Os principais componentes estruturais dos fundos dos oceanos são:
Do domínio continental: Plataforma continental e talude continental.
Do domínio oceânico: Planície abissal, crista médio-oceânica e fossa oceânica.
Plataforma