Terra
-Os tipos de sistemas agrícolas *agricultura e pecuária extensiva: emprego de poucas máquinas ocupa grandes propriedades e possui baixa produtividade.
*agricultura e pecuária intensiva: emprego intenso de tecnologia e maquinário, resultando em grande produtividade. 1.1-Fatores que definem o tipo de sistema utilizado
*características físico-geográficas da região;
*grau de desenvolvimento sócio-econômico;
*a tradição, que define as técnicas, os cultivos e hábitos alimentares; 3-Agricultura nos países subdesenvolvidos
*agricultura de subsistência: emprego de mão-de-obra familiar, com rotatividade de culturas. Apresenta-se sob 3 formas:
a) itinerante: baseia-se na queima da vegetação nativa para aumentar a área de cultivo. Como empobrece o solo, a terra é abandonada em pouco tempo, exigindo a busca por novas áreas.
b) jardinagem: utiliza-se de solos alagados, cuja fertilidade é renovada com as inundações. É comum nas margens dos rios Ganges e Indo, na Ásia.
c) terraceamento: praticado nas encostas das montanhas, baseando-se no uso de curvas de nível, que reduz a erosão. Ocorre na Ásia e América. *agricultura comercial do tipo plantation: caracterizada pela monocultura voltada para exportação com grande uso de mão de obra barata. Ocorre principalmente nas regiões tropicais da América, Ásia e África, no cultivo de cana-de-açúcar, coco, café e banana. Diretamente ligada ao processo de concentração fundiária, resultando em má distribuição de terra, êxodo rural e explosão urbana. *agricultura comercial moderna: utiliza recursos técnicos e financeiros monopolizados por empresas transnacionais. É uma tendência que se acentua nos últimos tempos, pois existem grandes estoques de terras baratas, mercados consumidores pouco explorados e por causa da dependência história em relação aos países desenvolvidos. 3.1-O mercado de produtos tropicais
Este mercado está sujeito a oscilações, pois depende da demanda e do