Terra e sustentabilidade
No dia 19 de fevereiro de 2014 foi passado um documentário sobre Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) na disciplina de Sistemas Agrossilvipastoris, ministrada pelo professor Giovani.
O documentário fala sobre as várias tecnologias disponível para o uso agrícola com enfoque na ILPF, que é um sistema agrossilvipastoril capaz de recuperar áreas degradadas e produzir com sustentabilidade. Esta tecnologia está disponível a todos, porém ainda é desconhecida por muitos produtores. Com a ILPF o Brasil pode produzir três vezes mais em curto espaço de tempo sem derrubar nenhuma árvore.
Hoje 45 mil propriedades aderem ao sistema, onde a terra é usada o ano todo e ocorre uma grande rentabilidade. A integração lavoura pecuária floresta consiste em diferentes sistemas produtivos de grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área, em consórcio, em rotação ou sucessão e esta integração envolve o plantio de árvores, de grãos e de forragens para recuperação de pastagens. Um exemplo na prática seria, em uma área onde se encontra plantação de eucalipto distribuídos de forma equidistante e plantação de soja, colhe-se a soja e depois planta-se milho e braquiaria, quando o milho for colhido o capim se encontra pronto para o consumo animal, que permanecem nesta área por quatro meses e se planta novamente soja.
Esta tecnologia tem como objetivos a recuperação ou reforma de pastagens degradadas, produzir pasto, forragem e grãos para alimentação animal na estação seca, recuperar a fertilidade do solo com lavoura em áreas degradadas, reduzir os custos, tanto da atividade agrícola quanto da pecuária e diversificar a renda do produtor.
Um exemplo é a fazenda da família Ortiz em São Nicolau-RS, antes da integração eles possuíam 30 vacas leiteiras, produzindo 600 litros diários, usando quarenta hectares de pastagem da própria propriedade e mais oito hectares arrendados, depois da implantação da