Terra, um planeta em mudança
Mobilismo geológico
Prof. Alexandra Esteves
Com base nos dados do mapa que problema te surge?
Porque razão existem fósseis do mesmo género e com idades geológicas iguais em locais tão distantes geograficamente, como se observa entre a África e a América do Sul e Madagáscar e Índia?
Prof. Alexandra Esteves
Distribuição geográfica de fósseis de Glossopteris e Mesosaurus com a mesma idade geológica
Que hipótese te sugere cada uma das figuras?
A
B
A - Há muitos anos atrás todos os continentes estiveram unidos numa única massa continental o que permitiu a existência dos mesmos fósseis em locais hoje tão distantes. B - Há muitos anos atrás existiam pontes continentais que ligavam alguns continentes, nomeadamente a América do Sul e a África, o que permitiu o fluxo de animais e plantas de uns locais para outros. Também há cerca de 1 século atrás vários cientistas Prof. Alexandra Esteves propuseram hipóteses semelhantes.
Que conclusão podemos tirar?
A partir dos mesmos dados pode-se chegar a teorias bastante diferentes: a Teoria da Deriva Continental (proposta por Wegener em 1912) e a Teoria das Pontes Continentais. Que mecanismos sugeres para a transição entre o passado e o presente? Relativamente à teoria da Deriva Continental, os continentes separaram-se; Em relação à teoria das Pontes Continentais, as pontes desapareceram por mecanismos de erosão e imersão.
Prof. Alexandra Esteves
Wegener, em 1912, apresentoua sua teoria à comunidade científica, através do seu livro ―Origem dos Continentes e dos Oceanos‖. Com a sua teoria este cientista, meteorologista de profissão, invadiu vários campos científicos. Como terá reagido a comunidade científica da época à teoria da Deriva Continental?
Atenção, que no início do século XX, todas as explicações e teorias encontradas pelos cientistas para compreender os fenómenos geológicos (como a formação de montanhas) eram feitas sem ter em conta Prof. Alexandra Esteves a