Terra dos Povos Indigenas
O Brasil, país onde moramos era habitado por muitos e diferentes povos indígenas, que viviam aqui há milhares de anos, antes da invasão dos brancos portugueses (descobrimento do Brasil), chefiados por Pedro Alvares Cabral, no ano de 1500.
Cada povo indígena tinha sua cultura diferente (línguas, religião, alimentação, rituais, educação...). Porém, a diferença maior estava entre as culturas indígenas e a cultura dos europeus portugueses, principalmente na relação com a terra e a natureza. Pois, os índios viam a terra como algo sagrado que deveria ser de todos e a natureza deveria ser preservada e cuidada para as gerações futuras poderem viver. Enquanto que, para os portugueses a terra/natureza eram apenas mercadorias que deveria ser comprada e vendida para ganhar dinheiro.
Mesmo sendo os primeiros donos das terras brasileiras, os índios foram os primeiros sem-terra no Brasil, uma vez que os portugueses expulsaram muitos índios de suas terras, escravizaram e mataram. Muitos povos indígenas que sobrevivera ao massacre perderam muito da sua cultura, sendo obrigados a falar a língua, receber educação, acreditar na religião e o modo de viver dos brancos. Outros povos conseguiram viver a sua cultura, longe dos portugueses. No entanto, apesar de grande exploração e dominação contra os povos indígenas no Brasil, eles continuam lutando pelo direito a terra e em poder viver a sua cultura. Pois, eles também são considerados cidadãos brasileiros com direitos e deveres, conforme diz a Constituição Federal de 1988.
Temos que se lembrar da nossa história e compreender que todos nós brasileiros, mato-grossenses e cuiabanos somos um pouco ou bastantes índios, porque temos em nosso sangue e em nossa cultura a herança dos povos indígenas do Brasil.
Grande parte do povo cuiabano é descendente de índios que viviam em Cuiabá, antes da chegada/invasão dos bandeirantes paulistas e da fundação da nossa cidade em 1719. Aqui viveram os povos indígenas: