Termos técnicos utilizados em motores endotérmicos
Rotação máxima do motor sem carga é a máxima rotação que o motor consegue atingir quando o acelerador está totalmente aberto e o eixo do motor livre de carga.
Rotação máxima do motor com carga é a máxima rotação com carga no eixo do motor que ele consegue atingir quando o acelerador está totalmente aberto.
A pressão de compressão é a pressão necessária para que ocorra a compressão da mistura dentro do pistão.
A pressão de combustão é a pressão necessária para que ocorra a combustão dentro do cilindro, para receber uma maior receber uma quantidade razoável de trabalho em cada tempo de potência.
Nos motores de aspiração natural a passagem de ar para cilindro ocorre naturalmente através da diferença de pressão existente entre o cilindro e a atmosfera, e a quantidade máxima de mistura admitida pelo motor é fixa e definida pela sua eficiência volumétrica para cada ponto de operação (rpm).
Nos motores de aspiração forçada a passagem de ar para pistão ocorre através da diferença de pressão causada por mecanismos externos aos motores que captam o ar do meio externo ao cilindro e os comprimem mandando-os para dentro do cilindro.
A ordem de ignição é a ordem de combustões da mistura dentro de cada cilindro que ocorre quando os pistões se encontrão no PMS.
Ponto de Ignição é o momento em que ocorre a faísca elétrica através do sistema de ignição para gerar a combustão da mistura dentro do cilindro, calculado para cada motor para que haja o maior rendimento possível em cada ciclo de motor.
Ponto de início de injeção é o momento exato em que ocorre a injeção do combustível na pré-câmara ou na câmara de combustão para que ocorra o melhor rendimento em cada ciclo motor calculado por cada fabricante.
O torque, a uma determinada rotação, é a energia mecânica que o motor é capaz de produzir, em cada rotação. Traduz a capacidade que o motor tem de