TERMOS TEOL GICOS
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/termo s-teo lo gico s/teo lo gia
TERMOS TEOLÓGICOS
digg
Antropomorf ismo = Tendência de atribuir certas características humanas a
Deus.
Por exemplo, o f ato de possuir mãos e braços.
Normalmente quando a bíblia f ala dos pés de Deus, f az menção à Sua onipresença; das mãos, à sua onipotência e dos olhos à Sua onisciência.
Apologética = área da teologia que trata da def esa da f é cristã, f eita principalmente por meio da justif icação racional de doutrinas e dogmas
cristãos.
Arminianismo = Uma das primeiras grandes heresias cristológicas, pois considerava Jesus como mera criatura suprema de Deus, negando-lhe assim a condição divina.
A controvérsia ariana f oi de importância decisiva para o desenvolvimento da cristologia, no se IV.
Calvinismo = Termo um tanto ambíguo, pois é utilizado com duas conotações bem distintas:
Primeiro, pode se ref erir às idéias de caráter religioso que são def endidas por certas instituições (p.e, a igreja Ref ormada) ou por alguns indivíduos (p.e Teodoro Beza) que f oram prof undamente inf luenciados por João Calvino ou por documentos de sua autoria.
Em segundo lugar, pode se ref erir às idéias religiosas def endidas pelo próprio Calvino. Embora o primeiro signif icado seja de longe o mais usual, reconhece-se cada vez mais sua ambigüidade.
Consubstancial = termo em latim, derivado do grego homoousios, que signif ica literalmente “ o que é f eito da mesma substância. É empregado para af irmar a plena divindade de Cristo em oposição ao arianismo.
Deísmo = termo normalmente empregado para designar aquela visão de Deus que o mantém na condição de criador, mas que nega seu envolvimento constante em meio à Sua criação.
Docetismo = Heresia do inicio do cristianismo, que considerava Jesus como ser exclusivamente divino, tendo apenas a aparência de ser humano.
Doxologia = f órmula de louvor normalmente associada à liturgia f ormal da adoração cristã.
Uma