Termos tecnicos de enfermagem
ABNT: Associação Brasileira de Normas Técnicas
ABSORÇÃO CUTÂNEA: penetração de líquido ou outra substância pela pele ou pelas mucosas ACETILCOLINA: Derivado da colina, podendo ser produzida endogenamente em certas reações antígeno-anticorpo. É responsável pela transmissão dos impulsos da fibra pré-ganglionar, estimulando os neurônios pós ganglionares; age também diretamente sobre as células da musculatura lisa; participa na transmissão dos impulsos na placa motora terminal.
Acidente: é um evento súbito e inesperado que interfere nas condições normais de operação e que pode resultar em danos ao trabalhador, à propriedade ou ao meio ambiente.
ALÉRGENO: substância que sensibiliza o organismo, podendo provocar estado de alergia, desencadeando, em contato com o organismo sensibilizado, manifestações alérgicas. Alvará de Funcionamento: Licença ou autorização de funcionamento ou operação do serviço fornecida pela autoridade sanitária local. Também chamado de licença ou alvará sanitário. ALVEOLITE: Inflamação do alvéolo dental ou pulmonar.
ALVÉOLO PULMONAR: Fundo de saco que determina as últimas ramificações brônquicas. Análise in vitro: É um método indireto utilizado para determinação da atividade do radionuclídeo no corpo através da análise de material biológico, principalmente amostras de urina e fezes.
Análise in vivo: É um método direto de medida da radiação emitida, utilizado para avaliação do conteúdo corporal ou das atividades de alguns radionuclídeos em órgãos específicos do corpo. Nesta análise, geralmente são utilizados os chamados contadores de corpo inteiro, onde os raios gama ou X emitidos pelos elementos radioativos incorporados são detectados em pontos estratégicos do corpo do indivíduo monitorado.
ANAMNESE: história pessoal do doente e de sua família.
Animais sinantrópicos: espécies que indesejavelmente coabitam com o homem e que podem transmitir doenças ou causar agravos à saúde humana, tais como roedores,