Termos mais usados na Administração
Administrar: é o ato de gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas desejadas; um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores da produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.
Ameaças: são situações externas, atuais ou futuras que são eliminadas, minimizadas ou evitadas; podendo ou não afetar a organização negativamente.
Benchmarking: é um processo no qual uma empresa examina como a outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante.
Brainstorming: é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo, colocando à serviço de um objetivo pré-determinado.
BSC/Balanced Scorecard : inicialmente era um modelo de avaliação e performance empresarial, com a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica. Os passos dessa metodologia incluem: definição de gestão estratégica empresarial, gerência de negócios, gerência de serviços e gestão da qualidade.
CEO: Chief Executive Officer (chefe executivo); é o cargo mais elevado dentro de uma organização, lidera a hierarquia operacional de uma empresa.
CEP: (controle estático de processos) é uma ferramenta utilizada nos processos produtivos com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de problemas nos processos avaliados, auxiliando no aumento da produção e evitando desperdícios de matéria-prima.
5S: filosofia da administração japonesa, que também pode ser chamada de ” 5 sensos”
Seiri - senso da utilização / Seiton - senso de organização / Seiso - senso de limpeza / Seiketsu - senso da higiene e saúde / Shitsuke - seno da disciplina.
Coaching: Coach – Profissional / Coachee – Cliente; é um