Alimentos Funcionais
O que são: São alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.
Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.
Uma definição geral da hipertensão é a presença de pressão arterial sanguínea (força exercida por unidade de área na parede das artérias) persistentemente elevada. Para ser definida como hipertensão, a pressão arterial sistólica (PAS) durante a fase de contração do ciclo cardíaco tem de estar igual ou superior a 140 mmHg; ou a pressão arterial diastólica (PAD), pressão durante a fase de relaxamento do ciclo cardíaco, tem que estar igual ou superior a 90 mm Hg, sendo descritos como 140 x 90.
O controle da hipertensão por meio de medidas dietéticas especificas visa não apenas a redução dos níveis tensionais, mas também a incorporação de hábitos alimentares permanentes. A dietoterapia faz parte de um conjunto de medidas terapêuticas, não-farmacológicas, que tem como principal meta diminuir a morbimortalidade por meio de modificações do estilo de vida. Dessa forma, como coadjuvantes do tratamento dietético, temos outras medidas fundamentais como a redução do consumo de bebidas alcoólicas, o abandono ao tabagismo, a redução de peso corpóreo e atividade física.
De maneira geral, devemos aumentar o consumo de frutas, verduras, alimentos integrais, leite e seus derivados, garantindo uma ingestão adequada de fibras, potássio, cálcio e magnésio, reduzir a quantidade de gordura saturada, trans e colesterol, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Restringir o consumo de alimentos industrializados como: molhos prontos, sopas em pó, embutidos, conservas, enlatados, congelados, defumados e salgados de pacote tipo snacks, dar preferência