Termoquímica, estequiometria, cinética química
SUMÁRIO
1 Termoquímica 03
3 Estequiometria ........................................................................................................................................04
4 Cinética Química ..........................................................................................................06
Termoquímica
Termoquímica é o estudo da transferência de calor ocorrida através de processos como misturas, transições de fase e reações químicas que acontecem até que haja equilíbrio térmico, ou seja, é o calor da reação provocada pela troca de energia do meio externo com os reagentes.
Toda reação química absorve ou gera calor, ou seja, há sempre uma troca de energia. A emissão ou absorção de luz, de calor, de eletricidade são manifestações dessa energia que podem até provocar mudanças de estado físico nos componentes das reações.
Processos Endotérmicos: Quando as reações absorvem calor do meio ambiente para ocorrerem. Exemplo: A cocção de alimentos. Um alimento que está sendo cozido sobre o fogo está passando por uma reação endotérmica.
Processos Exotérmicos: Quando as reações liberam calor para o meio ambiente para ocorrerem. Exemplo: A combustão do carvão que pode ser representada pela equação:
Carvão + O2 → cinzas + CO2 (g) + calor
Estequiometria
- Definição
É o cálculo que permite relacionar quantidades de reagentes e produtos, que participam de uma reação química com o auxílio das equações químicas correspondentes.
2- Regras gerais para o cálculo estequiométrico
a) Escrever a equação química do processo.
Exemplo: Combustão do monóxido de carbono
CO + O2 → CO2
b) Acertar os coeficientes estequiométricos da equação da equação química.
Exemplo:
2CO + O2 → 2CO2
Assim você terá proporção