termometro digital
1. INTRODUÇÃO
Neste primeiro semestre de 2013, para as turmas de 3º semestre do curso de Engenharia foi proposto a fabricação de um termômetro calibrado e aferido, no qual é necessário medir temperaturas entre 30ºC e 70ºC. Foram realizadas pesquisas e algumas reuniões e a metodologia escolhida foi o uso da eletrônica para realização do trabalho, poisa menor incerteza no cálculo da temperatura era apresentada por seus componentes.A escolha pela construção de um termômetro eletrônico se justifica pelos beneficios citados por Pires, Afonso e Chaves (2006) perante a ferramenta: “rápida resposta a mudanças de temperatura, boa resistência mecânica e eliminação do erro inerente ao ser humano”.
“Chama-se termômetro o instrumento para medir a temperatura dos corpos. Ele faz uso de comparações entre a variação de propriedades das substâncias, como volume, pressão, resistência elétrica, variação de cor, etc. para relacioná-las com a variação de temperatura” (PIRES, AFONSO e CHAVES, 2006).
Segundo Pires, Afonso e Chaves (2006) a necessidade do uso do termômetro se dá pelo fato de o corpo humano não conseguir distinguir uma temperatura precisa, uma vez que este apenas relaciona através de comparações do tipo: “mais frio, mais quente, gelado...” e ainda é passível de induções a partir de condutividade calórica:
“uma maçaneta metálica “parece mais fria” ao tato que a madeira da porta onde se encontra, apesar de estarem ambas à mesma temperatura”. Ainda segundo Pires, Afonso e
Chaves (2006), “daí a necessidade de se estabelecer um instrumento padronizado de medida de temperatura que independa do sentido do tato”.
Ribeiro, Martins e Medeiros (2002) citam que muitos conceitos utilizados na Física e na Engenharia tomam como base a temperatura. A partir da temperatura pode-se prever efeitos térmicos em materiais diferenciados, como estes conduzem o calor e liberam seu fluxo, dentre outros pontos relevantes para projetos de grande porte. A partir