termologia
As transformações gasosas podem ser de três tipos: isotérmica, isovolumétrica e isométrica.
• Transformação Isotérmica
A palavra isotérmica se refere a mesma temperatura, logo uma transformação isotérmica de um gás, ocorre quando a temperatura inicial é conservada.
A lei física que expressa essa relação é conhecida com Lei de Boyle e é matematicamente expressa por:
Onde: p=pressão V=volume =constante que depende da massa, temperatura e natureza do gás.
Como esta constante é a mesma para um mesmo gás, ao ser transformado, é válida a relação:
• Isovolumétrica
Uma determinada massa de um gás a volume constante tem sua pressão aumentada com o aumento da temperatura, o que nos faz concluir que a pressão exercida pelo gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta.
Portanto o quociente entre a pressão e a temperatura de um gás é constante: Essa relação é conhecida como a Lei de Gay-Lussac. • Transformação Isométrica
A transformação isométrica também pode ser chamada isocórica e assim como nas outras transformações vistas, a isométrica se baseia em uma relação em que, para este caso, o volume se mantém.
Regida pela Lei de Charles, a transformação isométrica é matematicamente expressa por: Onde: p=pressão; T=temperatura absoluta do gás; =constante que depende do volume, massa e da natureza do gás.; Como para um mesmo gás, a constante é sempre a mesma, garantindo a validade da relação:
Transformação cíclica Uma sucessão de transformações, tais que os estados inicial e final coincidam, é chamada de transformação cíclica ou fechada. Em um diagrama pressão versus volume, essa transformação cíclica é representada por uma curva fechada.
Em módulo, o valor do trabalho total trocado com o meio externo é determinado pela “área interna” à curva fechada representativa do ciclo..
Não é difícil perceber que, ao desenvolver uma transformação cíclica, o sistema sempre realiza e recebe