Termodin Mica Aplicada Central De Refrigera O
4336 palavras
18 páginas
Instituto Superior de Engenharia de LisboaDepartamento de Engenharia Mecânica
Termodinâmica Aplicada
Central de refrigeração
• Análise Enegética e Exergética
Docente: Eng. João Eduardo Monteiro Marques
Trabalho realizado por :
• André Pereira - A35517
• Alexandre Lambrou - A33485
• Fábio Gaspar - A33086
0|Page
Introdução
O seguinte trabalho tem como objectivo analisar energetica e exergeticamente uma central de refrigeração, operando segundo um ciclo de compressão de vapor.
A refrigeração em si visa transferir calor, de uma região que se encontra a uma temperatura mais baixa, para outra mais alta. Note-se que esta transferência de calor não ocorre naturalmente, na realidade terá que se consumir energia externa para permitir que tal aconteça. Usa-se portanto um engenho denominado por máquina frigorífica (quando o objectivo foca-se em retirar calor da fonte fria) ou bomba de calor (quando o objectivo foca-se em fornecer calor a fonte quente), utilizando um fluido operante normalmente designado por frigorigénio ( no nosso caso será o NH3).
Havendo vários ciclos frigoríficos, iremos abordar o ciclo de compressão. Este é o ciclo mais usado sendo o ciclo base de funcionamento dos frigoríficos e ar condicionados.
O ciclo quasi-ideal de compressão de vapor apresenta os seguintes processos:
1 2: Compressão isentrópica: No compressor o fluido frigorígeno é comprimido isentropicamente, elevando a sua temperatura acima da temperatura ambiente. Ocorre uma mudança de estado, nomeadamente de vapor saturado para vapor sobreaquecido.
2 3: Rejeição de calor isobárica: O fluido entra no condensador na fase de vapor sobreaquecido, rejeitando calor para o meio ambiente enquanto passa através deste. Irá sair no estado de líquido saturado, ainda com uma temperatura superior a do meio ambiente.
3 4: Expansão isentálpica: Na válvula de expansão ( e tal como o nome indica) o fluido sofrerá uma expansão (neste ciclo considerada isentálpica). Resultando numa mudança de estado de