Terminologias
Por exemplo, carros são considerados bens de consumo, pois são geralmente adquiridos para uso pessoal, porém um caminhão pode ser considerado um bem de capital, pois é utilizado por empresas de construção na produção de outros produtos, como casas e edifícios.
Bens Substitutos: O conceito de bens substitutos é valioso para os economistas pois permite a previsão do comportamento do consumidor frente a alterações no mercado. Sabe-se que um aumento de preços de um bem leva a uma maior demanda por seus bens substitutos; na escolha entre dois bens substitutos, o consumidor prefere consumir o mais barato.
Por exemplo, margarina e manteiga são em geral consideradas bens substitutos, uma vez que exercem basicamente a mesma função.
Capital Humano: é a capacidade de conhecimentos, competências e atributos de personalidade consagrados na capacidade de realizar trabalho de modo a produzir valor económico. São os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação e experiência. Muitas das primeiras teorias econômicas referem-se como simplesmente como força de trabalho, um dos três fatores de produção, e considerá-lo a ser um recursofungível - homogêneo e facilmente intercambiável. Outras concepções deste trabalho prescindem desses pressupostos.
Por exemplo, colaborador de uma empresa pode ganhar capital humano, através da sua educação e formação, e depois um ganho capital através de experiência dentro do chão de fábrica. Ao longo do tempo, o colaborador que já tenha trabalhado terá muita experiência, logo o seu capital terá aumentado muito.
Correlação: indica a força e a direção do relacionamento linear entre duas variáveis aleatórias. No uso estatístico geral,