Terminologia
A utilização de uma terminologia simplifica o entendimento e a comunicação. Através a gestão de custos, as empresas buscam garantir sua saúde econômica – financeira e sua posição no mercado, Utilizar um Sistema de Custos ágil e confiável para tomada de decisões gerenciais pode auxiliar o gestor na tomada de decisões fundamentando-as em análises corretas de custos.
Gasto – Compra para obter um produto ou serviço qualquer, é o valor arcado pela entidade que gera sacrifício financeiro. Ex.: Gastos com a compra de matérias-primas, gastos com mão de obra.
Desembolso – É o pagamento resultante ao se adquirir um bem ou serviço.
Investimento – É o gasto ativado em bens ou serviços com benefícios futuros.
Custo – É o gasto relativo a bem ou serviço, utilizado na produção de outros bens ou serviços.
Despesa – São bens ou serviços consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.
Perda – É o bem ou serviço que se consume de forma anormal e involuntária.
A terminologia em entidades não industriais
Muitas vezes, o custo em empresas não produtoras representa, o preço de aquisição de um bem ou produto destinado à revenda.
Custos Diretos
Custos diretos são aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, no qual podemos ter uma medida fiel do fasto realizado. Os custos e despesas diretas são todos os elementos de custo que podem ser individualizados em relação ao produto fabricado.
Custos indiretos
É o custo que não podemos determinar com precisão sobre cada produto, dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados a determinado produto, é um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência.
Um outro ponto importante: há determinadas situações em que o custo é direto, mas, é de tão pequeno valor que não compensa o trabalho de associa-lo a cada produto. Neste caso, estes custos apesar de serem diretos, sã considerados