Terceiro Setor e o Trabalho Volutario
Sumário 5
1. O que é Terceiro Setor? 7
2. O Terceiro Setor no Brasil 9
3. Os principais personagens do terceiro setor são: 10
3.1 Fundações 10
3.2 Entidades Beneficentes 11
3.3 ONGs Organizações Não Governamentais 12
3.4 Empresas com Responsabilidade Social 12
3.5 Empresas Doadoras 13
3.6 Elites Filantrópica 13
3.7 Pessoas Físicas 13
3.8 Imprensa 13
3.9 Quadro categórico dos setores 16
3.10 Trabalho Voluntário 17
4. Empresas que participam do programa de voluntariados. 18
5. Conclusão 19
6. Bibliografia 20
Introdução
O trabalho voluntário é definido pela Lei 9.608/1998 como a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade. O terceiro setor é um conjunto de agentes privados com fins lucrativos públicos, cujos programas visam atender direitos sociais básicos e combater a exclusão social e, mais recentemente, proteger patrimônios ecológicos, tendo como seus principais personagens as fundações, entidades beneficentes, fundos comunitários, entidades sem fins lucrativos, ONGS- organizações não governamentais, empresas com responsabilidades sociais, empresas doadoras, elites filantrópicas, pessoas físicas e imprensa.
1. O que é Terceiro Setor?
Quando pensamos em Terceiro Setor inevitavelmente o associamos a instituições sem fins lucrativos que promovem ações voltadas ao bem comum. Esta associação está correta, mas o que é uma instituição sem fins lucrativos?
A expressão “instituições sem fins lucrativos” não constitui um modelo de pessoa jurídica adotada pela legislação brasileira, mas seu uso decorre da tradução do termo Non Profit Institutions, utilizado em modelos de pesquisas e orientações internacionais sobre o Terceiro Setor que passaram a ser utilizados