terceiro relatorio de lab de mecanica
Experimento realizado em 10 de Abril de 2015
Resumo. O movimento vertical de qualquer objeto que se movimenta nas superfície da terra, influenciada somente da sua força peso, é denominada de queda livre, todos os corpos se movimenta com a aceleração constante, movimento de queda livre é um movimento retilíneo uniformemente variado(MRUV) com direção vertical e uma aceleração de módulo g = 9,81 m/s². Ele é simétrico, ou seja, o tempo de subida de um corpo é igual ao de descida, velocidades com mesmo módulos e sentidos contrários.
Palavras – chaves: força peso, aceleração constante, queda livre, g = 9,81 m/s² e sentidos contrários.
I- Introdução teórica
A queda livre é uma particularidade do movimento uniformemente variado (MRUV). Primeiramente ele foi estudado por Aristóteles, que afirmou que se as duas pedras caíssem de uma mesma altura, a mais pesada chegaria ao solo primeiro. Ele dizia que: “Os objetos mais pesados caem mais depressa que os mais leves, na proporção inversa dos seus pesos. Em seguida, o italiano Galileu Galilei, descobriu que a teoria de Aristóteles não se verificava na prática. Ele acreditava que qualquer teoria só poderia ser confirmada depois de fazer vários experimentos até ter a sua comprovação.
Em um de seus experimentos, ele repetiu o que Aristóteles já havia feito, estando na Torre de Pisa, abandonou ao mesmo tempo as esferas com pesos iguais e concluiu que elas sempre chegavam ao solo no mesmo instante, estima-se que ele reuniu em torno da torre, professores e alunos da universidade para fazer testemunho do seu experimento. Ele percebeu que tinha a ação de uma força de retardava o movimento do corpo, assim, ele obteve a conclusão que o ar, exerce influência sobre a queda dos corpos, pois quando objetos são abandonados no vácuo, ou no ar, da mesma altura, o tempo de queda é o mesmo para eles mesmo que tenham pesos diferentes.
Aqui estão algumas formulas para calcular, o movimento de queda livre dos corpos:
(Figura