Terceirização do maior hospital de Goiânia-HUGO
Departamento de Serviço Social
Turma C01 – Serviço Social - 7º Período – Noturno
Disciplina: Monografia I
Prof.ª: Neusa
Ivani Aparecida Pereira Bagageiro
Privatização na saúde publica no Hospital de Urgência de
Goiânia – HUGO
Goiânia/ Set. 2014
Relevância do objeto de pesquisa Tendo base com a atualmente a saúde: As precariedades da saúde com processo de terceirização dos serviços públicos e da sua gestão, entre 2012 – 2014.
Com a crise estrutural capitalista deflagrada na década de 1970, o capital empreende uma série de processos para restaurar a sua taxa de lucros, a saber: reestruturação produtiva, financeirização e ideologia neoliberal. Esses processos em solo brasileiro – que em função das particularidades de nossa formação social, só tem início na década de 1990 – têm como uma das expressões institucionais o Plano Diretor da Reforma do Estado (PDRE) – que não por acaso, estava em consonância com os diversos documentos publicados pelo Banco Mundial de orientação aos países em desenvolvimento (Nogueira, 2004) –, levado a cabo no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) e largamente difundido pelos governos Lula e Dilma. É por intermédio desse plano que surgem as Organizações Sociais.
O interesse econômico, a busca persistente pelo lucro sem duvidas é o maior interesse de um grupo privado em assumir uma gestão de um serviço público.
Fundamentação Teórica
Com essa pesquisa sobre a privatização do serviço publico pretendo mostrar que a população esta fortemente ameaçada com a privatização, onde antes era dever do Estado e direito de todos. Hoje o Estado colocou nas mãos de terceiros para fazer o papel que seria destinado a eles. Em outras palavras, tirando a responsabilidade integralmente do Estado. Um assunto que está em evidencia, a população esta vivenciando dia a dia e de pouco sabem sobre o assunto.
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante