TERCEIRA PONTE
A Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça é uma das maiores do país. O apelido de Terceira Ponte surgiu logo que o projeto de construção foi anunciado, em 1978, durante o governo de Élcio Álvares, já que naquela época Vitória tinha a ponte Florentino Ávidos e a Segunda Ponte.
2 RENAN: FALA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PONTE, E A CONCLUSÃO (POLÊMICA) NO GOVERNO DE MAX MAURO
3 A CONCESSÃO DO PEDÁGIO: NATHALIA
Durante o governo de Max Mauro, o Estado não tinha dinheiro para continuar a construção da ponte, logo, foi realizada a concessão do pedágio. Nesse ato, a empresa responsável pela construção da ponte – A Rodosol, poderia contrair um empréstimo do BNDES e concluir a obra.
O esquema funcionou da seguinte maneira: A empresa responsável terminou de construir a ponte, logo, a idéia foi de estabelecer a cobrança de um pedágio, que, mediante ao cálculo de tráfego e o propósito de ter uma tarifa acessível à todos, seria cobrado durante 12 anos. Assim a dívida com a empresa estaria paga, pelo fluxo de caros que só aumentava, ainda geraria lucros.
Só que na década de 1990, a empresa que administrava a ponte foi comprada por um grupo de empresários capixabas, e o contrato de concessão que venceria em 2001 foi refeito em 1998, agora para durar 25 anos. Essa foi mais uma manobra do governo de Vitor Buaiz onde a rodovia do sol e a Terceira Ponte foram unidas em um pacote só.
4 LAR SOBRE A SUSPENSÃO DE CONTRATO EM 2009 POR PAULO HARTUNG (RENAN)
5 PROCURAR INTEGRANTES DA ONG TRANSPARÊNCIA CAPIXABA E PEGAR DECLARAÇÕES (NATHÁLIA)
6 PEGAR DECLARAÇÕES DA POPULAÇÃO SOBRE O CASO// VARIAR BASTANTE NA FAIXA ETÁRIA/CLASSE SOCIAL E ETC (NATHÁLIA)
7 BOX COM DADOS DA PONTE E FOTO (EXTENSÃO, ESTADO E ETC) (RENAN)