Terapia Estética II
ANAMNESE
Consiste em obter informações a respeito de algum problema de Saúde Estética.
São feitos diversos questionamentos sobre uma série de aspectos relacionados ao problema em questão.
Sempre deve ser feita uma FICHA DE ANAMNESE onde ficarão registradas as informações fornecidas pelo cliente, o termo de responsabilidade pelas informações fornecidas, a evolução do tratamento e o orçamento do programa de tratamento a ser realizado. A Entrevista com o paciente tem como o objetivo de colher informações acerca do mesmo, estabelecer com ele uma relação de confiança e apoio, fornecer informações e orientações
Segundo Pollock e Wilmore (1993), a anamnese é um questionário sobre a história clínica do seu cliente.
Os profissionais de estética devem, na primeira visita do seu cliente, fazer a anamnese e não esquecer de fazer a foto deste cliente, no começo desta avaliação (antes, durante e depois do tratamento).
O formulário ou ficha da anamnese deve incluir um registro da história pessoal e familiar e de fatores de risco associados à medicação e o tratamento ao que o cliente será submetido, hábitos alimentares e dieta, história do tabagismo pessoal, familiar e os padrões atuais de atividade física.
Além disso, quaisquer outros problemas clínicos pertinentes ou incapacidades físicas devem ser anotados.
A anamnese tem como objetivos: estabelecer o contato inicial com o seu cliente, esse procedimento, às vezes, é o único instrumento para se chegar a um diagnóstico; coleta-se as informações necessárias para elaborar as hipóteses diagnósticas; a partir dela define-se os objetivos terapêuticos. Portanto, ela é muito importante, para que se possa fazer um diagnóstico confiável.
ANÁLISE DA PELE
A análise da pele é o passo seguinte após a anamnese sendo realizada através da observação da cor, textura, aspereza, descamação, presença de manchas (hipo ou hipercromias, hematomas, efélides, discromias), flacidez muscular e