TERAPIA COGNITIVA DE ANSIEDADE TRAB
Ansiedade é um sentimento desagradável de desconforto, ou melhor, de medo, apreensão do qual é caracterizado por tensão derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido. A ansiedade e o medo passam a ser reconhecidos como patológicos quando são exagerados.
Os ansiosos têm tipicamente crenças focalizadas em ameaça física ou psicológica ao próprio indivíduo ou a seus outros significativos, que refletem um sentido aumentado de vulnerabilidade. Em relação ao modo de processamento cognitivo, o ansioso processa seletivamente sinais de ameaça.
Alguns transtornos de ansiedade são:
● Fobias
● Síndrome de pânico
● Transtorno obsessivo-compulsivo ● Ansiedade associada à saúde e hipocondria
●Transtorno de estresse pós-traumático
Na avaliação e no planejamento terapêutico desses transtornos, é fundamental que se obtenha uma história detalhada sobre o início dos sintomas e os seus possíveis fatores desencadeantes.
O terapeuta cognitivo tem como meta levá-lo a buscar interpretações alternativas a suas interpretações exageradamente catastróficas; sendo assim capacitá-lo a avaliar eventos com maior realismo, neutralizando o sentido de risco ou perigo exagerado que ele vem imprimindo ao seu real, interno e externo de modo que possa diminuir a sensação de desconforto devido à ansiedade.
A terapia cognitivo-comportamental tem como objetivo provocar uma mudança na maneira alterada de perceber e raciocinar sobre o ambiente e especificamente sobre o que causa a ansiedade no paciente.
BIBLIOGRAFIA
Maria. Terapia cognitiva: Um novo conceito em psicoterapia. Instituto de Terapia Cognitiva,São Paulo-SP, 2005. Disponível em: http://www.itcbr.com/hotsite/pdf/terapiacognitiva_mod4.pdf
Acessado em:
Regina,Recondo, Asbahr,Manfro. Transtorno de Ansiedade. Rev. Bras. Psiquiatr. São Paulo, 2000. Disponível em: C:\Users\PC\Desktop\ellen tecnicas de exames\Revista Brasileira de Psiquiatria - Transtornos de ansiedade tec. de exames psicológicos.htm