terapia assistida por animais
4º ano
10 alunos:
6 meninos
4 meninas
Alunos na faixa etária correta,todos residentes na zona rural e todos moram com os pais,turma atenciosa,sem problemas com disciplina e ética excedendo os alunos citados abaixo.
Caso 1:
Letícia Camargo de Lima, 8 anos. Uma menina atenciosa, carinhosa, porem, muito tímida, sente-se isolada da turma, é retraída, pois apresenta dislalia. São crianças que falam pouco, chamado de atraso de linguagem, a pobreza de vocabulário e dificuldade de formular frases completas, fonética, fonológica, troca de sons na hora de falar. Exemplo, o caso clássico de trocar o "r" pelo "L" .
Caso 2: Antônio Francisco, 9 anos.Apresenta-se quase sempre muito ansioso,com dificuldade de relacionamento com os colegas,sempre muito agitado e ríspido com todos.
Caso 3:
Maria Priscila Soares,9anos.Apresenta problemas relacionados a higiene pessoal,tem comportamento descuidado com seus pertences.
Implementação do projeto:
Para a realização desse projeto utilizaremos os seguintes animais:
Para Antonio Francisco:uma tartaruga.
Para Letícia:um filhote de cachorro.
Para Priscila:um filhote de cachorro.
Definição das estratégias:
Uma vez por semana os alunos trarão os animais para a escola,os demais dias da semana esses animais ficarão na residência dos educandos,mas com acompanhamento dos pais ou responsáveis e com visitas periódicas de um funcionário da unidade escolar.
Proposta pedagógica:
O intuito de se trabalhar com a utilização dos animais é a possibilidade de se sanar problemas que dificultam a aprendizagem com os educandos,as atividades têm a participação de professores e funcionários da unidade escolar e espera-se a melhoria do nível de aprendizagem dos alunos,vale salientar que todo o processo desenvolvido está de acordo com o projeto político-pedagógico da escola.
Espera-se que por meio do cuidado com esses animais,os alunos desenvolvam novas habilidades tais como senso da importância da higiene,haja