Terapia Aquática: fazendo uma onda no tratamento de lesões lombares.
A terapia aquática é uma alternativa viável para reabilitação de dores e disfunções na coluna, as propriedades aquáticas são únicas e a fazem um meio ideal para reabilitação de lesões lombares. Os programas aquáticos podem ser usados juntos com tratamento de solo, otimizando-o. Especialistas ortopédicos deveriam considerar a reabilitação aquática no gerenciamento das lesões lombares, melhorando a patologia de forma global, recuperando a funcionalidade dos pacientes.
II. Objetivo:
A proposta do artigo foi melhorar o conhecimento e entendimento da terapia aquática para os pacientes, designado para enfermeiras e outros profissionais da saúde que trabalham com pacientes que envolvem terapia aquática.
Possibilitando que após a leitura do artigo o leitor esteja hábil para:
1. Identificar as propriedades físicas da água usadas na terapia aquática
2. Descrever o benefício do meio aquático para pacientes ortopédicos
3. Diferenciar os componentes de um programa aquático para pacientes de coluna
III. Introdução
Desde a era de Arquimedes já era conhecido o fato de que os objetos colocados na água tinham uma perda substancial de peso, sendo que esta é uma característica exclusiva do meio aquático, por isso esse é considerado o meio ideal para reabilitação de lesões na coluna, uma vez que o paciente se exercita sustentando menor peso, diminuindo a sobrecarga nas articulações e coluna. A eliminação gradual da força da gravidade resultado da flutuação na água permite ao paciente fazer exercícios no meio que diminui a compressão e stress na coluna enquanto facilita o movimento.
IV. Incidência da dor lombar
A incidência de dor lombar está atingindo índices de proporção epidêmica, estimando que mais de 80% da população geral vai sofrer de dor lombar durante a vida.
Imediatamente após uma lesão o paciente estará com uma dor muito intensa para tolerar um programa de exercícios no solo, sendo que muitos exercícios realizados no solo podem aumentar a