teoris da finanças publicas

386 palavras 2 páginas
1. Caracterize e enfatize a diferença entre os conceitos de déficit público nominal e déficit público primário.
Quando se fala em déficit nominal ou total, inclui-se mais uma despesa nas contas: o gasto do governo com as dívidas passadas, nominal é quando as despesas com juros e as despesas monetárias são considerados no cálculo do déficit, o seja total, o déficit primário é quando as despesas e correção monetária são excluídas do cálculo do déficit, sendo assim o nominal representa a total necessidade de financiamento do setor público, já o primário tem mais relevância em mostrar a evolução de caixa do governo ou a saúde financeira, ou se a geração de caixa está bem.

2. Como o superávit primário ajuda na sustentabilidade da dívida pública?
O superávit primário, reforçaria a concentração da demanda, ou seja gerando confiança e demonstrando capacidade de pagamento da dívida pública.

3. Formas alternativas de financiar o déficit público são o aumento da dívida líquida do governo ou a diminuição da base monetária. (Falso, verdadeiro ou incerto? Justifique a resposta). Incerto! Pois, apenas, uma medida de diminuição da base monetária, se caracterizaria como um alternativa para financiar o déficit público, tendo como base o entendimento de que este procedimento proporcionaria uma diminuição de moeda, assim funcionando como um freio para uma política expansionista, sabendo que esta política geraria maior investimento, que em uma visão focada em períodos de curto prazo, se traduz em um déficit público, assim uma estagnação no poder de criar moedas formaria uma economia de valorização de moeda, diminuindo gradativamente a expectativa de investimento, e consequentemente um retrocesso em formação de divida publica.

(Questão Extra) Você é favor do ajuste proposto pelo governo federal na metal fiscal? Justifique Sua Resposta.
Sou a favor, concordo com a utilização de ferramentas como as projeções de mercado que

Relacionados

  • ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
    5334 palavras | 22 páginas
  • Ciência política
    174916 palavras | 700 páginas
  • Ciencia politica de paulo bonavides.pd
    174457 palavras | 698 páginas
  • A Constitucionalizacao
    114719 palavras | 459 páginas